Pastilhas Garota
Breves observações sobre coisas aletórias, porque, como se sabe, drops só os da Fal
🗣️Fala, Monix👩🏻
Quarta-feira foi aniversário da nossa amada amiga D., e nós duas simplesmente apagamos a efeméride da nossa agenda mental. Não mandamos os cumprimentos, saudações e festejos que ela merece. Parafraseando a Helê, amigas que envelhecem unidas, esquecem unidas. (E um viva para nossa querida D.!)
***
Andei pensando aqui num empreendimento: um canal do YouTube que ensinasse a fazer as coisas de um jeito mais ou menos. Tipo: dobrar um lençol de elástico (sem passar) e deixar mais ou menos esticado. É um projeto ótimo para quem não quiser ser rica nem famosa.
***
Por conta da gringa que descobriu Machado, resolvi reler Dom Casmurro. E mantenho minha impressão original. A pergunta do livro não é se Capitu traiu ou não traiu. O livro não é sobre Capitu. O que ela faz ou deixa de fazer não interessa. O tema do livro é a mente obsessiva de Bentinho.
É como Lolita. Nabokov escreveu um romance excelente sobre a mente de um homem horrível. Esse é o tema.
***
Estava eu no metrô, quieta no meu canto, senta uma véia conversadeira do meu lado. E muito, muito reaça. Depois de falar várias barbaridades, ela manda essa: a mãe tá com 103 anos, muito doentinha, mas foi por causa da vacina. “Ela estava muito bem. Só piorou mesmo depois de tomar a vacina.” Cento e três f***ing anos. Mas o problema foi a vacina.
A cabeça aleatória dos negacionistas é fascinante.
***
Aliás, antes desse encerramento glorioso, o papo começou com a véia dizendo que bom mesmo é lá no Texas, onde ela mora, porque lá tem pena de morte. (Eu juro que tentei não conversar, mas tem gente que gosta tanto do som da própria voz que fala mesmo sem estímulo da outra parte.)
Não respondi, né? Aprendi lá nos primórdios da internet que não se deve bater palma pra maluco dançar.
Mas se fosse pra responder, e é claro que só pensei nisso horas depois, podia ter dito que pena de morte é mesmo muito bom, inclusive Jesus Cristo foi executado por causa disso. “Ah, mas Jesus foi condenado injustamente e morreu por nós e sei lá mais o quê”. É, mas para os romanos ele era um subversivo. E morreu junto com dois ladrões. Tudo depende do ponto de vista.
***
Outro dia eu estava chegando no trabalho e estava rolando uma manifestação de motoristas de aplicativo. (Na foto não dá pra ver, mas esses carros estavam parados na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, a mais movimentada do Centro do Rio, todos com pisca alerta ligado e muitos com palavras de ordem escritas nos vidros.)
Aparentemente, o motorista de Uber descobriu que não é nem empreendedor nem funcionário. O precariado protesta.
hahahahaha <3
Gargalhei com os 103 f*cking anos.